segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DIAGNOSTICO DO VAZIO PLENITUDE


Como Regular ou seja Equilibrar as energias 
Todo desequilíbrio das energias dos meridianos , seja por ter vazio energia ou plenitude de energia causa imediatamente um mal ou com tempo causará mal , podendo se transformar numa causa aguda ou mesmo grave.
Par equilibrarmos temos que partir de um padrão de referência , então façamos pelos pulsos.
O Shiatsu desloca as energias  de um meridiano para outro  , mas não cria energia ( em princípio) , portanto os tratamentos se baseiam em equilibrar o conjunto de energias nos seus meridianos , passando a energia de um meridiano  sobrecarregado de energia  para um deficiente de energia , por regra geral.
Porém como fazê-las (tais passagens) ?.
Primeiramente analisamos e anotamos os pulsos.


I- selecionamos o pulso mais forte 
II- o pulso mais fraco .
então pelos meridianos já descritos podemos fazer as transferências desejadas.
Para isto utilizamos regras "otimizadoras" quais sejam:
1ª Regra Mãe-Filho: Toda estimulação exercida em Tonificação ou em Dispersão , repercute no mesmo sentido sobre o meridiano que segue ou precede na grande circulação ( é a circulação logo acima da lei Meio dia - Meia noite ), Qdo medidos os seus pulsos  são de intensidades comparáveis. 
Mãe antecede  filho sucede , ex: P mãe Ig filho  , , Ig mãe e E filho. etc 
2ª Regra  Quando um meridiano sucede ( vem após ) um meridiano em excesso:
A pressão mais rápida e superficial sobre o meridiano deficiente , faz fluir energia do meridiano mais forte para o deficiente( o mais fraco) ;
Agora o meridiano que sucede este que inicialmente estava deficiente mas agora após esta manipulação esta pleno de energia e se encontra mais forte que o que o sucede , se faz a mesma operação , assim sucessivamente até o último que se necessita equilibrar.

 3ª Regra Meio dia - Meia noite: Uma estimulação exercida  sobre os meridianos, causa reação inversa  naquele que encontra diametralmente oposto no  circuito da Grande circulação.
Exemplo:  Tonificando-se o Estomago , Dispersa o Coração  , etc.
4ª Regra Marido - Mulher: A estimulação , seja tonificando ou dispersando em um meridiano , exerce ação contrária naquele simetricamente oposto no quadro de Pulsos.
Exemplo: Dispersando o Marido Id ( pulso braço esquerdo) , Reforça a Mulher  Ig ( pulso braço direito) . Obs; Marido é um pulso e Mulher o outro
5ª Regra  dos 5 Elementos  : lei mãe-filho  marido-mulher.

É de fundamental importancia que vocês decorem bem esta tabela o que lhes ajudará muito no processo de diagnosticar o VAZIO-PLENITUDE para o sucesso com o shiatsu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.